Palavras (e coisas do tipo): abril 2012

segunda-feira, abril 30

Canção de Inverno

Pinhão quentinho!
Quentinho o pinhão!
(E tu bem juntinho
Do meu coração...)
Mario Quintana

sábado, abril 28

Frase do dia

"Às vezes dá uma canseira danada ser sociável."
Sem mais.
Daqui.

sexta-feira, abril 27

Simplicidade!

Eu sou adepta da máxima de que menos é mais. Vocês podem perceber isso inclusive nos poucos e raros posts por aqui, que são sempre curtos e diretos. E o texto que eu quero deixar hoje para vocês é esse: A beleza da simplicidade.
"Uma das coisas que eu mais admiro no ser humano é a simplicidade. Sabe aquelas pessoas que quanto mais tem são simples. E eu não me refiro apenas a bens materiais, mas também à inteligência.
Tive professores com mestrado, doutorado, que trabalharam em empresas fantásticas e estudaram nas melhores faculdades, mas que não conseguiam fazer o básico de sua profissão: ensinar. E isso acontecia devido à arrogância que os afastava ainda mais dos alunos.
Acredito que a simplicidade está em acreditar que os outros também têm potencial de fazer muita coisa e que conhecimento é bom quando conseguimos passar. E não ter a arrogância de achar que sou melhor por que sei isso ou aquilo. Somos melhores mesmos quando sabemos simplificar as coisas.
O conceito de simplicidade é muito amplo e inclusive é um fator importante para as profissões. Pense bem: Tem coisa mais chata que um chefe enrolado que não sabe passar a informação para os seus funcionários, não simplifica o processo. Final das contas: O processo vai “enrolado” até o final! E não falo isso só em empresas, mas em qualquer profissão o poder de síntese é essencial. Seja um médico, advogado, administrador, contador e etc.
Nos encher de orgulho por ter um determinado conhecimento ou um bem material é válido pois lutamos para adquirir aquilo. Mas deixar esse sentimento “subir a cabeça” é algo totalmente desnecessário que só fará uma coisa: nos afastar das pessoas."
A simplicidade é o último degrau da sabedoria. (Khalil Gibran)
Bom fim de semana!
Créditos

quarta-feira, abril 18

Sobre o dia de hoje - algumas considerações

Por que né, hoje é Dia Nacional do Livro Infantil e se tem algo que ainda alimenta minhas esperanças de um mundo melhor, inclua livros e crianças nessa lista. Tive uma pequena grande decepção ontem ao entrar a Biblioteca Pública da minha cidade e ouvir da bibliotecária que a obra que eu estava procurando não constava no acervo. O livro? Viagens na minha Terra, Almeida Garret. Um clássico da literatura portuguesa, desconhecido. Mas Paulo Coelho tinha aos montes. E olha que eu nem comentei sobre a recente classificação da obra de Monteiro Lobato como racista.
Afinal, não é mesmo com homens e livros que se faz um país?

terça-feira, abril 17

Lendo na tela!

Sabe aquele livro ou revista que você tanto quer e não encontra nas bibliotecas ou lojas físicas? O que você faz nesse caso? Corre para comprar em lojas como Submarino, paga o livro e o frete e ainda tem que esperar a boa vontade dos Correios para iniciar a leitura? Não mais.
Eu poderia aqui me extender sobre as vantagens dos e-books sobre os livros impressos, mas o foco hoje não é esse. Quero apenas deixar uma dica útil para expandir as opções de leitura de todos: o iba
O iba é um portal que dispõe de arquivos digitais para leitura. Entre livros e periódicos, o acervo já é bem completo para um site que está engatinhando ainda. Ao se cadastrar, o site oferece gratuitamente o download de cinco revistas à sua escolha e dez clássicos da literatura brasileira, além de um jornal por dia. O acesso é simples e após o cadastro você só precisa fazer o download do leitor, confirmar o pagamento e fazer a leitura, sem esperar nada. O site ainda aceita a opção de cupons de desconto. Não sei de nenhum disponível ainda, mas achei uma boa. O preço de algumas obras ainda é um pouco elevado por se tratar de formatos virtuais, mas acredito que em breve deverão diminuir. Outros são uma verdadeira pechincha!
Vale o clique, nem que seja só para conhecer. Estou testando alguns recursos e mais adiante volto com mais dicas e meu veredito final! Por enquanto, está aprovado! Acessem! iba.com.br

segunda-feira, abril 16

Papeis que atrapalham - ou ajudam!

O que vocês fazem com os cupons fiscais que recebem em supermercados, farmácias, lojas? Esquecem na bolsa? Jogam na lixeira mais próxima? Deixam com a operadora de caixa? O site Cupom é vida usará as notas cadastradas* no site para construir o Centro Infantil de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos. Vamos ajudar? É rápido, fácil e não custa nada! *Os cupons não podem conter CPF do comprador e devem ser cadastrados até o dia 20 do mês seguinte à compra.

terça-feira, abril 10

De fadas?

Estudantes de Letras (oi? eu?) e curiosos em geral (oi? eu?²), a Mundo Estranho deste mês conta com uma reportagem bem legal sobre o outro lado dos contos de fadas. E para quem argumentar que a revista já publicou há dois anos uma reportagem sobre o mesmo tema, eu diria que as duas são complementares e que a atual está bem mais, digamos, interessante. Enquanto a edição de abril de 2010 tem foco na origem das histórias, a mais recente busca interpretar  psicologicamente os significados dos personagens e elementos da história. Um prato cheio.

sábado, abril 7

Sobre a vida da blogueira

 

Tiveram notícias de março?

Porque eu não sei pra vocês, mas é que pra mim o tempo anda de forma totalmente aleatória.

Tudo bem que foi o início de mais um semestre, e dessa vez com Estágio I no pacote, mas o pior de tudo nem foram os compromissos universitários. Mudança de emprego, projetos novos, enfim, mil coisas. Eu sei, eu sei, a promessa era não abandonar o blog, mas vocês nem querem ler minhas desculpas nem eu me sinto (tão) em débito. Passando pra dizer que se tudo der certo  (e há de dar!), daqui a algumas semanas teremos posts bem frequentes. Torçam por mim? Obrigada! =)

Feliz Páscoa, pessoal! Até breve!